noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Liberdade Carutapera!

Esportes

Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris

Jogos de clubes e seleções da Rússia e Ucrânia serão em local neutro

Publicada em 25/02/22 às 11:46h - 54 visualizações

por Rádio Liberdade - Carutapera via Reuters


Compartilhe
Compartilhar a notícia Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris  Compartilhar a notícia Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris  Compartilhar a notícia Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris

Link da Notícia:

Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris
Uefa decide mudar local da final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris  (Foto: UEFA)
A Uefa transferiu a final da Liga dos Campeões desta temporada de São Petersburgo para Paris, após a invasão russa da Ucrânia, informou o órgão que comanda o futebol europeu numa declaração nesta sexta-feira (25).

A Uefa também disse que os jogos em casa dos clubes e das seleções ucranianos e russos que competem nas competições da entidade seriam disputados em locais neutros "até nova ordem".

O órgão dirigente agradeceu ao presidente francês, Emmanuel Macron, por seu "apoio pessoal e compromisso" ao assumir a sede da final do torneio.

A entidade acrescentou que "apoiaria totalmente os esforços de múltiplos participantes para garantir o resgate dos jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia que enfrentam sofrimento humano terrível, destruição e deslocamento".

A final da Liga dos Campeões foi marcada para o estádio Zenit de São Petersburgo no dia 28 de maio, com milhares de torcedores de todo o continente esperando assistir ao jogo que é a maior vitrine do futebol de clubes europeu.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres em uma teleconferência: "É uma pena que tal decisão tenha sido tomada. São Petersburgo poderia ter proporcionado todas as condições favoráveis para a realização deste festival de futebol".

A secretária da Cultura do Reino Unido, Nadine Dorries, responsável pelo esporte, apoiou a decisão da Uefa.

"Saúdo a ação decisiva da Uefa para retirar de São Petersburgo a realização da final da Liga dos Campeões deste ano", disse.

"A Rússia não deve ser autorizada a explorar eventos esportivos e culturais no cenário mundial para legitimar seu ataque não provocado, premeditado e desnecessário contra um Estado democrático soberano."

O estádio de São Petersburgo é conhecido como o Estádio Gazprom após um acordo de patrocínio com a empresa estatal russa de energia, que também patrocina a Liga dos Campeões e a Eurocopa 2024, dois torneios promovidos pela Uefa.

A mudança da final vem após apelos de um grupo de legisladores europeus que pediu à Uefa na quinta-feira (24) para mudar o local da partida e parar de considerar cidades russas para grandes competições internacionais de futebol.

Os legisladores também pediram à entidade para acabar com o patrocínio da Gazprom à competição de clubes de elite do continente. No entanto, a declaração da Uefa nesta sexta-feira (25) não fez nenhuma menção à Gazprom.

A final da Liga dos Campeões de 2023 será disputada em Istambul, com Wembley, em Londres, sediando no ano seguinte e a Allianz Arena, de Munique, como sede da final em 2025.

(Reportagem em parceria com Dmitry Antonov em Moscou e Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 98 9 8590 7618

Visitas: 689849
Copyright (c) 2022 - Rádio Liberdade Carutapera - O Portal de Notícias de Carutapera
Converse conosco pelo Whatsapp!